A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem, quinta-feira, 02 de março de 2023, a 1ª vacina contra a dengue que também pode ser administrada em pessoas que ainda não tiveram a doença. A eficácia do imunizante é de 80,2% durante os 12 meses seguintes à aplicação.
Em comunicado, a agência de vigilância sanitária informou que a vacina Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda., é composta por 4 diferentes sorotipos do vírus causador da dengue, conferindo uma ampla proteção contra a doença.
Crianças acima de 4 anos até adultos de 60 poderão receber o imunizante. A aplicação será em duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas.
• Entrar no grupo de WhatsApp
A vacina aprovada anteriormente para uso no Brasil, a Dengvaxia, só pode ser administrada em quem já teve dengue.
A Qdenga foi testada em larga escala em países endêmicos à doença. Em dezembro do ano passado, também foi aprovada pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos, na sigla em inglês), em um programa de avaliação de medicamentos usados em países de baixa e média renda fora da UE (União Europeia).
A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no Brasil. Porém, não há previsão de quando a imunizante estará disponível no mercado, nem se ele será incorporado ao calendário de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde). Antes, deverá passar por uma avaliação de custo-efetividade feita pelo Ministério da Saúde.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Popular Online e receba notícias em tempo real.
A Justiça acolheu denúncia da 27ª Promotoria de Justiça Criminal da capital em sentença de pronúncia contra Nataly Helen Martins Pereira para ser julgada pelo Tribunal do Júri pelos crimes de feminicídio qualificado e outros oito delitos conexos pelo assassinato da adolescente Emelly Beatriz Azevedo Sena, de 16 anos. A decisão é do juiz da 14ª Vara Criminal de Cuiabá...
A vacinação contra a influenza foi ampliada, em 1º de julho, para toda a população de Mato Grosso com mais de seis meses de idade. Porém, desde o início de abril, apenas 627.128 doses foram aplicadas no Estado. A cobertura vacinal do grupo prioritário (crianças, idosos e gestantes) está em 39,2% da população alvo de 840 mil no Estado, abaixo da...
O evento será realizado a partir das 7h, no Centro Social Anílson Ferreira.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.